Quaresma: 5 desafios para casais

Cynthia Dermody / Redação da Aleteia | Fev 12, 2018

Como trabalhar para deixar seu relacionamento mais forte e alegre até a Páscoa

Já pensou em se unir ao seu cônjuge para que vocês possam fazer juntos alguma penitência para a Quaresma e, com isso, melhorar seu relacionamento? Cada casal conhece as coisas pequenas e “óbvias” que precisa trabalhar. Por exemplo, meu marido e eu realmente precisamos dispensar o constante jogo de empurra, tipo: “Levei as crianças para a atividade física cinco vezes na semana passada, agora é sua vez.”

Josh Willink | Pexels CC0

Mas a Quaresma é um bom período para olhar para as coisas maiores e mais difíceis. É um momento para pensarmos e refletirmos sobre como podemos mudar e fazer algum sacrifício para ajudar aos outros, principalmente ao nosso cônjuge.

Aqui estão alguns “sacrifícios” que os casais podem tentar fazer durante a Quaresma. Quer uma dica? Trabalhe forte para que seu relacionamento esteja ainda mais maduro e alegre quando a Páscoa chegar.

  1. Negatividade

Lembra como foi seu primeiro encontro? Você provavelmente não se queixou de seu namorado, sempre querendo mostrar seu lado positivo, pois isso é o que achamos mais atraente em outras pessoas. Mas à medida que seu relacionamento crescia e vocês se tornavam mais próximos, o outro tornou-se um terreno de lançamento para as queixas 24 horas por dia. Sim, os cônjuges devem estar lá como caixas de som um para o outro. Mas você nunca deve subestimar o poder das palavras. A negatividade pode se tornar insalubremente viciante. Comentários negativos, conversas e fofocas podem privar você das alegrias diárias do casamento e da vida.

Nestes 40 dias, prometa, através da comunicação, lançar uma luz positiva sobre o seu dia e sobre as pessoas que você conhece. Não será fácil! E é claro que haverá coisas e problemas ruins para apontar e discutir. Mas tente falar sobre isso de forma pró-ativa, com a empatia e a compreensão que você talvez não tenha verbalizado antes. Quando você é positivo, você sorri muito mais – e o que é mais atraente do que isso?

  1. Consumismo

Goste você ou não, nossas carteiras estão intimamente ligadas aos nossos relacionamentos. Em muitas famílias, o consumismo está fora de controle. Basta dar uma olhada em alguns banheiros e perguntar:  vocês realmente precisam desses cinco vidros de shampoo? Essa camiseta de treino é realmente necessária, já que você não vai mais à academia? Os bons hábitos financeiros não só economizam dinheiro da família, mas também ajudam a evitar disputas sobre as contas de cartão de crédito.

Nesta Quaresma, que tal adotar uma atitude mais minimalista? Decida em conjunto o que, nas compras domésticas, é uma “necessidade” e o que não é, e tente comprar menos. Isso nos leva ao próximo desafio…

  1. Falta de organização

Eu sei que limpar e organizar a casa juntos nunca estiveram em seus sonhos. Mas ter uma casa arrumadinha irá diminuir seus níveis de estresse e deixar você e seu marido mais felizes e mais tranquilos. Tente se livrar de 40 coisas que você não usa mais – uma para cada um dos 40 dias da Quaresma.

  1. Tecnologia

Pegue seu smartphone e veja o seu aplicativo de mensagens, contando quantos recados você enviou para o seu marido ontem. Será que enviar mensagens se tornou a sua principal forma de comunicação com ele todos os dias? E o e-mail? São grandes as chances de seu computador ou telefone estar realmente falando com ele muito mais do que você.

Eu sei: é impossível desistir totalmente das mensagens de texto quando você tem que gerenciar os horários das crianças e coordenar os compromissos. Mas você pode decidir não enviar aquele vídeo engraçado do YouTube para seu esposo. Em vez disso, convide-o para assistir ao vídeo junto com você depois do jantar.  E aqui está uma ideia ultra radical: você pode também tentar deixar um bilhete de vez em quando na bolsa dele. Será que ele vai conseguir reconhecer sua caligrafia?

  1. Maratona de filmes e séries

É a atividade favorita de todos os casais! Embora algumas pesquisas sugiram que assistir televisão em conjunto tem benefícios para casais, isso ainda não é uma substituição para conexão real e autêntica.

Nesta Quaresma, calcule quanto tempo você passa todos os dias na frente da TV e reduza esse tempo pela metade. Use o tempo que sobrar jogando cartas, caminhando, esticando no chão, ou mesmo lendo a Bíblia juntos. Sim, você deixará de saber o que acontece na sua série favorita, mas vai ganhar algo muito mais gratificante e duradouro em troca.

Fonte: Aleteia