“Quanto a mim e minha casa, serviremos a Iahweh!”

Quando Jesus entrou na casa de Pedro encontrou a sogra de Seu discípulo de cama e com febre. Jesus, então, tocou-lhe a mão e a febre a deixou. A sogra de Pedro se levantou e pôs-se a servi-Lo (Mateus 8, 14-15).

Essa passagem do Evangelho de São Mateus nos mostra a clara relação entre a cura e o serviço a Deus.

No capítulo 23 do livro de Êxodo, passagem que apresenta promessas e instruções em vista da entrada em Canaã, o versículo 25 nos diz: “Servireis a Iahweh vosso Deus e então abençoarei o teu pão e a tua água e afastarei a doença do teu meio.

Mais uma vez as Sagradas Escrituras nos indicam o caminho do serviço a Deus como fonte de cura.

É assim que muitas vezes o Senhor encontra nossas famílias ao entrar em nossos lares: prostradas, doentes, enfermas, impossibilitadas de servi-Lo.

Você pode, então, me perguntar: como nossas famílias adoecem? Como minha família adoeceu?

Estamos cercados de muitos falsos deuses, ídolos que querem se colocar no centro de nossos lares, desejam ser adorados por nossas famílias. O egoísmo, o dinheiro, as brigas constantes, se colocam no centro, roubam o lugar de Jesus. Quando servimos a outro deus que não o nosso Senhor Jesus Cristo Redentor e Salvador nossa casa inteira adoece.

Mas não é assim que o Senhor nos quer. Jesus nos quer saudáveis, felizes, atuantes no serviço do Seu Reino. Por esse motivo, Jesus nos toca, nos cura e imediatamente colocamo-nos a Seu serviço, a serviço da Igreja.

Jesus não nos cura para ficarmos dentro de nossas casas. Uma vez curados é necessário que nos coloquemos a serviço, é necessário estar a serviço do Senhor para que a cura aconteça efetivamente. A sogra de Pedro foi tocada, curada e imediatamente colocou-se a serviço de Jesus. A passagem do livro do Êxodo explicita que quem serve a Iahweh tem o pão e a água abençoados e toda doença afastada. Servir!

Coragem tem em sua etimologia o significado “ato do coração”, convicção e direcionamento da energia para fazer o certo, força moral ante o perigo. Assim, devemos agir com coragem em busca da recuperação da saúde de nossas famílias. Devemos agir com o coração para devolver ao Senhor o Seu lugar em nossos lares: o centro. Com convicção devemos direcionar nossa energia para retirar do centro o egoísmo, as brigas, o dinheiro, tantos falsos deuses que desejam ser adorados, e colocar Jesus no centro das nossas relações familiares. Devemos buscar a força moral para enfrentar o perigo de servir a outro senhor que não o nosso Senhor Salvador e Redentor.

O Senhor que nos salvar, Ele é “Iahweh Rafha”, o Senhor que sara, que cura:

 “Se ouvires atento a voz de Iahweh teu Deus e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, se deres ouvido aos seus mandamentos e guardares todas as suas leis, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios. Pois eu sou Iahweh, aquele que te restaura” (Êxodo 15, 26)

 Peçamos ao Senhor que Ele cure e restaure nossa família. Proclamemos de todo coração, com coragem, com fé, com decisão: “Quanto a mim e à minha casa, serviremos a Iahweh” (Josué 24,15).

É possível! Eu acredito!

 

Renata Ferreira Bonincenha