A vida matrimonial não pode ser compreendida sem a cruz de Cristo

img_20160716_123155573Quando nos casamos assumimos a responsabilidade de anunciar, com a nossa vida a dois, que Jesus é o nosso Salvador.  É engano pensar que dar um passo para uma vida  conjugal são só flores.  Na vida de um casal é  natural que tenha altos e baixos, como em todas as áreas da vida.

A palavra que mais ouvimos no atual momento é CRISE,  nos meios de comunicações televisivos ,escritos  e nas redes sócias encontramos sempre um artigo,  um comentário uma referência sobre a atual crise. Essa palavra nos leva a um desânimo a uma falta de perspectiva, e isso tem afetado várias áreas da nossa vida e principalmente a vida matrimonial e familiar.

Não se vive juntos para ser cada vez menos feliz, mas para aprender a ser feliz de maneira nova, a partir das possibilidades que se   abre a cada nova etapa. Cada crise implica uma aprendizagem, que permite incrementar a intensidade da vida comum ou, pelo menos, encontrar um novo sentido para a experiência matrimonial”. ( AMORIS LAETITIA 232).

Não podemos esmorecer diante das crises, sejam elas quais forem precisamos sair mais fortes, mais maduros, mais dispostos ao recomeço. A maior crise enfrentado pela humanidade foi vencida na cruz de Cristo , e nós casais cristãos precisamos tomar posse dessa verdade para vencermos as nossos crises.  A vida de um casal cristão não pode ser compreendida sem a cruz.  Talvez o alto índice  de divórcios nos últimos tempos tenha esta razão,  não estamos dispostos a olhar para a cruz e entender que o verdadeiro amor tem que passar por ela, pela entrega total, pela renúncia da sua vontade. Precisamos lutar,  lutar para vencê-las, e lutar exige força de vontade determinação e disciplina.

Vamos em frente meus irmãos,  casais orantes,  adoradores e missionários. Eucaristia,  confissão,  leitura da palavra, diálogo,  oração pessoal e conjugal, oração  do terço são caminhos que nos direcionam a santidade.  Casais santos e missionários e que anunciem para o mundo ver  e ouvir que o casamento é sim uma máquina de produzir felicidade!

Olhemos   para a  cruz,  não é o fim e sim o início porque ser casado é recomeçar,  renunciar e amar todos os dias.

Só seremos capazes de compreender isso se entendermos que a vida do casal cristão tem que ser compreendida e vivida com a cruz de Cristo.

Paulinho e Carla