E se tivéssemos desistido…

O Apóstolo Paulo na I Carta aos Coríntios nos adverte: “Graças sejam dadas a Deus que nos dá a Vitória por maxresdefaultNosso Senhor, Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis, progredindo sempre na obra do Senhor, certos de que vossas fadigas não são em vão, no Senhor” (I Cor. 15, 57-58).

O que é ser “firme” em uma relação conjugal? Parece-nos um pouco contraditório, mas ser firme muitas vezes é ser flexível. Estranho! São duas atitudes que se contrapõe. Mas assim deve ser vista a firmeza da relação conjugal. Na firme certeza de que minha felicidade está em proporcionar uma vida feliz ao meu cônjuge eu me torno flexível a sua vontade. Isso não é se anular. Essa atitude é a certeza que o amor está se manifestando de forma concreta na vida matrimonial.

Ser inabalável. Não podemos permitir que nada nem ninguém retire as estruturas que sustentam nossa convivência de amor. Porém para sermos inabaláveis necessitamos de algumas orientações, e São Paulo nos ajuda novamente: “Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, sede corajosos, sede fortes; e vosso proceder seja todo inspirado no AMOR.” (ICOR. 16, 13-14). Eis a receita para superação: Vigiar, fé, coragem, Amor. Não é uma formula mágica que se aprende do dia para noite, isso não existe. Esse caminho é trilhado passo a passo, com calma respeitando o tempo e as limitações da pessoa amada. Pode ser difícil dar os primeiro passos em direção à felicidade conjugal, mas temos sempre a firme certeza de que tudo é Obra Deus, e que Ele jamais nos deixará sozinhos. Ele sempre será nosso alívio nos momentos de fadiga.

Pensamos algumas vezes “E se tivéssemos desistido?”. Certamente teria sido uma escolha errada. Não se desiste dos planos de Deus, por que Ele nunca desistiu de nós. Não se pode virar as costas para o Amor que existe no Matrimônio. “Não separe o homem o que Deus uniu.” “Jogai fora o velho fermento para que sejais massa nova” (ICor. 5, 7). Jogai fora o fermento que faz crescer a desunião, a falta de respeito, a ira. Arrancai dos vossos matrimônios o que não pertence a Deus. Apressai-vos a recolher as sementes do Novo de Deus. Lançai em vossas casas essa esperança de que a Obra de Deus esta começando a se consolidar em suas vidas.  “Pois nós somos cooperadores de Deus, e vós, lavoura de Deus, construção de Deus” (ICor 3,9).

É POSSÍVEL! Sejamos FIRMES E INABALÁVEIS. Deus necessita que nosso testemunho chegue ao mundo. Sejamos transmissores da felicidade conjugal. Como já ouvimos tantas vezes “O casamento é uma máquina de produzir felicidade” e nos foi dada a missão de fazer com que muitas dessas “máquinas”, que hoje estão paradas, voltem a funcionar. Por isso vamos em frente, Deus esta conosco!!! CASAIS RESTAURADOS, FIRMES E INABALÁVEIS!

 

Fabi e Rickson

Teresópolis