Testemunho do Restaurados pelo Amor

PROJETO CASAIS RESTAURADOS – RETIRO PARA MULHERES, RETIRO PARA HOMENS E

RETIRO PARA CASAIS RESTAURADOS PELO AMOR.

Temos 7 anos de casados e dois filhos lindos, Sofia com 4 anos e Antonio com 1 ano e 5 meses. Nossa história  começou no ano 2000. Eu com 18 anos e Ela com 17.

Foram anos compartilhando alegria, querendo estar cada vez mais próximos, mesmo que existissem dificuldades e desavenças. Sempre rodeados de amigos e festas, que nos faziam felizes e satisfeitos. Tudo isso, vivendo uma Fé quase inexistente, não íamos a missa e pensávamos somente em nós.

Então com 9 anos de namoro nos casamos e nos primeiros anos,  nosso relacionamento se manteve afastado de Deus, pois vivenciávamos uma Fé ainda fria, verbalmente externada. Aos 3 anos de casados Deus nos presenteou com uma filha linda, que apesar dos imprevistos ocorridos com sua saúde, junto ao Antônio, é a alegria de nossa casa. Porém, os 9 meses de gravidez não foi como sonhávamos, Eu me distanciei da minha esposa, não entendia as reações fisiológicas causadas pela gravidez, queria continuar curtindo a vida, mas esquecia que não podia ser sozinho. Não conseguia ser o esposo que Ela precisava e muito menos um Pai para a criança que já ia nascer.

Movido pelo falso direcionamento que a sociedade nos impõe, ainda durante a gravidez, causei a primeira decepção à minha esposa, a magoando profundamente, pois o erro mexeu com nossa intimidade. O primeiro ano pós trauma foi frio e distanciado. Nossa filha alegrava o ambiente externo, mais não o interno. Veio então o convite para o ECC, que fizemos buscando uma resposta para o prosseguimento de nosso casamento. Fizemos, o ambiente melhorou um pouco, voltamos a frequentar missas e reuniões, até que veio o meu segundo erro, que magoou duplamente minha esposa, pois foi o segundo que também mexeu com nossa intimidade. A partir disto, nosso casamento desmoronou e minha esposa só não foi embora por causa da filha.

Passados alguns dias do problema, estávamos escalados para trabalhar no ECC e minha esposa não queria de maneira nenhuma, mas movida por Deus, aceitou o convite. Trabalhamos, nos prometemos coisas, melhorando o ambiente e a vivencia, mas não trouxe o retorno esperado em relação à intimidade.

Veio então a noticia da segunda gravidez. Devastadora para minha esposa, que não conseguia me perdoar e de muita alegria para mim, pois via como mais um motivo para Ela não abandonar o casamento. Foram 9 meses de sentimentos misturados entre alegria e tristeza. Que tornaram nosso casamento ainda mais frio, pois minha esposa começou a se cobrar pelos desejos impróprios referentes à gravidez. Resolvi mudar desde então e ser um Pai presente, diferente do que foi na primeira. Assim foi durante os nove meses. Entretanto, permanecíamos afastados da igreja, do ECC e nosso casamento estava falido, pois não existia mais prazer da companhia. Isso, com a auto cobrança de minha esposa em relação aos desejos ruins sobre o nosso filho. Os meses foram passando até que nos apresentaram o projeto casais restaurados.

Minha esposa resolveu fazer o retiro para mulheres. A partir deste final de semana, nossas vidas foram transformadas. Minha esposa voltou enriquecida de sabedoria, depositada pelo Espirito Santo e começou e direcionar nossa família. Era diferente a disposição que Ela transmitia a partir dali. Indicou-me para o retiro de homens e tudo começava e entrar nos eixos. Eu já vivenciando uma mudança e disposto a ser melhor a cada dia e Ela, iluminada pelo Espirito Santo, começa a entender o proposito de Deus na vida dela.

Pronto, outro momento muito especial e transformador, pois vivenciei experiências que me tornaram mais forte e capaz de reassumir e conduzir minha família e meu casamento. Despertados para recuperar a fé adormecida, resolvemos fazer o retiro para casais, buscando fortalecer e alimentar nossa fé e estrutura familiar. Após aceitarmos de imediato, começaram a surgir às provações: convites para casamentos e aniversário, dificuldade financeira que vivenciamos e desânimo causado pelas cobranças do dia a dia.

Decidimos então não ir mais 10 dias antes do retiro. Os dias foram passando e a 4 dias do encontro, conversamos sobre precisar ligar para desmarcar nossa presença. E na quinta feira que antecedeu o retiro, fomos fazer uma visita a um casal de amigo que estava com um filho recém-nascido. Uma daquelas visitas que não era para acontecer e aconteceu de uma maneira totalmente providenciada por Deus, chegando lá, mais surpresas não programadas, tínhamos a presença de membros da Comunidade Jesus Menino, que foram fazer uma oração para o bebê. Pediram para orar por nós e assim foi feito. Após o término da oração, tocado pelo Espirito Santo, um membro nos olhou e disse que o que precisávamos era mais espiritualidade.

Não pensamos duas vezes em fazer o retiro. E lá, já cheios do Espirito Santo após o primeiro dia, fomos agraciados por todas as pregações que, guiados pelo Espirito Santo,  externaram palavras, exemplos, direcionamentos e cobranças, que, exemplificadas por uma dinâmica, fez com que, em um beijo, Eu sentisse o Amor de minha esposa renascendo, senti a vontade em me beijar e fazer com que nosso casamento e nossa família deem certo. Movidos por esse Espirito que nos tocou nos cursos que fizemos do projeto casais restaurados, resolvemos externar esse breve relato, não para nos mostrar à sociedade, mas sim para dar um sim à nosso Jesus, em prol das famílias que precisam de amadurecimento espiritual para entender e viver cada dia o amor condicional transmitido através da Eucaristia, pois precisamos voltar pra Jerusalém.

Vinicius da Charlene