Finanças Conjugais

No tempo de José, no Egito, houve tal acumulação de bens que perderam a conta do que se tinha! (Gêneses 41, 49).

Diferente do que aconteceu com o faraó no Egito, de tamanha riqueza o fazer perder o controle dos seus Bens a ponto de não saber o que tinha, o fez  nomear José como primeiro-ministro para administrar seus bens e multiplica-los,  hoje no ano de 2017 muitos casais perdem o controle do que recebem “salário” e acabam gastando mais que ganham no mês e olha que não é uma realidade diferente em muitas famílias.

“Seja porque está em falta ou em excesso, o dinheiro é capaz de motivar brigas intensas, demoradas e com palavras mais duras do que quando o foco são outros tipos de argumentos, a exemplo do sexo. Especialistas garantem que a discórdia não é só quando há dívidas e crises financeiras. Mas, também quando há objetivos diferentes na hora de usar os recursos, discussões para ver quem paga o quê e empréstimos para familiares.” Fonte http://www.gazetaonline.com.br/_conteudo/2014/09/noticias/dinheiro/1497227-dinheiro-e-a-principal-causa-das-separacoes-de-casais.html

 

Há alguns anos Eu e a minha esposa  Jeane nos deparamos numa situação em que gastávamos mais que recebíamos no mês, e para quem é da área de exatas sabe que esta situação não vai longe, tanto numa Empresa como numa família.

Então chegou um momento que precisamos sentar conversar sobre finanças “dinheiro” e percebemos que era necessário fazer um planejamento estratégico para que a questão financeira não sucumbisse nosso matrimônio.

Depois de muito diálogo percebemos que não era para pararmos de gastar e sim gastar com responsabilidade, nós com a Graça de Deus conseguimos superar esta fase, mais precisamos estar sempre nos policiando para não errarmos novamente, nós elencamos três pontos para ajudar o casal a passar por esta fase:

  • Orar juntos, pedindo a Jesus que envie seu Espirito Santo dando sabedoria ao casal para administrar sua área financeira.
  • Dialogar sempre, o mais importante é que no diálogo sempre seja a três,

O Esposo  –  A  Esposa  e  Jesus.

Neste diálogo é necessário:

  • Identificar onde estão os pontos fracos do casal com relação aos gastos financeiros.
  • Traçar metas para gastar com responsabilidade.
  • Se comprometer de repetir o diálogo no mês seguinte, pois em relação a finanças é preciso acompanhar sempre.
  • Agir, muito importante no agir é que depois de dialogar e levantar as opções para ter uma vida financeira saudável, temos que arregaçar as mangas e lutar por uma vida melhor, juntos.

 

Queremos finalizar esta pequena reflexão com uma pergunta para você Casal.

O QUE TE IMPEDE DE TER UMA VIDA FINANCEIRA MELHOR DO QUE A QUE VOCÊ TEM HOJE?

Dizemos aos nossos amigos casais também, que tudo é possível quando se acredita, imagina quando acreditamos juntos.

Permita-se ter uma vida melhor gerenciando, Esposo e Esposa suas finanças em COMUM.

 

Paz e Bem.

Marcelo e Jeane