SANTOS CASADOS.

É fácil encontrar casais que diante de dificuldades cotidianas param e pesam que talvez o obstáculo a sua frente seja intransponível. Os santos casados vêm nos ensinar que não há barreira que não possa ser transposta com força do Amor conjugal e da Oração Familiar. A Vitória para o seu matrimônio depende de você!

Pais_de_Santa_Teresinha_27062015124713

Luís Martín e Célia Guérin (pais de Santa Teresinha) são um casal que nos ensina muito a como superar as dificuldades e fazer renúncias generosas para alcançar a graça de formar uma família cristã. Muito interessante que nos relatos da vida deste casal poucas vezes ficaram longe um do outro e quando era necessário se afastarem a ausência era angustiante. Eis um trecho de uma carta escrita em um momento em que o casal estava longe um do outro: “… o tempo me parece longo; anseio estar junto a ti… tive a felicidade de comungar na Nossa Senhora das Vitórias, que é um pequeno Paraíso terrestre. Mandei acender uma vela em intenção por toda a família… teu marido e verdadeiro amigo que te quer sempre…” Alguns ensinamentos desse trecho: o casal deve estar sempre junto à ausência não traz benefícios. A eucaristia que une o casal e faz pensar naquele que por alguns momentos esta longe. Trazer para perto, pela oração, aqueles que estão longe. Marido e mulher devem ser também amigos e confidentes.

Eis o que Célia responde ao seu amado: “… estou contigo em espírito durante todo o dia. Falo-me: “neste momento ele estará fazendo tal coisa.” Já tarda o momento de estar contigo, meu querido Luís; quero-te com todo o meu coração… ser-me-ia impossível viver longe de ti.”. Corresponder ao amor que nos é dispensado pelo outro nos aproxima de Deus que é AMOR. A vida de Luís e Célia foi marcada por muitas dificuldades: enfermidades, dores, morte. Mais o casal tinha uma meta, chegar ao céu com toda sua família. Eles nos deixaram um exemplo a ser seguindo, o que estamos esperando para colocar em prática as decisões que estão tomadas em nosso coração para nossa vida familiar. Vamos, é possível!

O casal Luigi e Maria Beltrame, primeiro casal a ser beatificado simultaneamente, após uma vida matrimonial de mais de 50 anos, 4 filhos (2 sacerdotes, 1 religiosa e 1 com vocação matrimonial) nos leva a crer que  Matrimônio santo é aquele que faz de forma extraordinária as coisas ordinárias do dia a dia. O que este casal fez de extraordinário para alcançar o céu? Fez algo simples: levou para dentro de sua casa o céu. Fez com que a morada que abrigava os seus filhos fosse acolhedora e cheia de ternura. Eles viveram em meio a Segunda Guerra Mundial, tinham muito mais dificuldades do que temos hoje, e superam sem perder o desejo de chegar ao céu com suas famílias.

Que esse dois exemplos sejam estimulo para nossa casa. O céu deve ser uma realidade presente em nosso meio. Sejamos transmissores dos bens maiores  que brotam do coração de Deus. Façamos a opção de transformar nossas casas em pequenos “pedaços do céu”.

É POSSÍVEL SER CASAL SANTO !!!

 

Rickson da Fabi.

Teresópolis.