“Restaura nossa casa Senhor…”

terço-familiaEm nossa atualidade, tudo se remete à CRISE: crise financeira, crise política, crise de identidade, crise na família, etc. Mas será que esta palavra já não estará entranhada dentro de nós e em todo sistema em que vivemos?  Será ainda que não conseguiremos vencê-la? Contudo sabemos que as crises, se por um lado são ruins, por outro, servem para o nosso crescimento, na superação a cada dia da crise, vamos tornando mais fortes nossas vidas.

Deste modo tem acontecido com nossas famílias, e em especial com nossos casais. Não há mais amor? Não há mais fidelidade? Não há mais perdão, diálogo, compreensão? Falta Deus? Bom, se tudo isso acontece em sua casa, então podemos dizer que há uma crise na sua vida.

E a solução? Digo que Deus em primeiro lugar, deve Ele habitar em nossas casas, Deus deve ser o centro do casal, da vida familiar, da vida dos filhos, assim tem-se início à superação. Um segundo passo é o reconhecimento do problema, e reconhecendo-o, tome-se a decisão de superá-la, vencê-la, exterminá-la, para o crescimento e a restauração da vida.

Por que disse tudo isso? Tivemos a graça de no dia 26 de junho, em nossa paróquia de Nossa Senhora Aparecida de Parada Modelo, ter o Primeiro Avivamento para Casais, do Projeto casais Restaurados. Tudo começou quando um casal da Paróquia, Maico e Aline, tendo passado por um momento de crise matrimonial, foram convidados a fazer o Acampamento para Casais do Projeto Casais Restaurados. Feito este acampamento, realmente tudo mudou, e tiveram a percepção e a compreensão, por graça de Deus, que sua missão era então, trazer o Projeto para o nosso Decanto São José de Anchieta.

Depois então de terem me procurado, e de longa conversa para apresentarem o Projeto, concluímos que estaríamos abertos a esta novidade. Realmente nossos casais, muitos, precisam ser restaurados, precisam ser tocados profundamente por Jesus. E acreditamos ser este Projeto não algo para substituir os Movimentos e Pastorais relacionados à vida familiar e conjugal, mas sim, um novo sopro do Espírito de Deus sobre nossos casais e nossas famílias.

Aconteceu assim em nossa paróquia o primeiro contato, e eu creio que foi verdadeiro AVIVAMENTO para os 65 casais que fizeram, bem como para toda a equipe de trabalho. Creio que o Senhor ressuscitou muitos casais que ali estavam, e creio ainda que veremos muitos frutos deste Avivamento na vida do próprio casal, no movimento do ECC e na Pastoral Familiar e na Igreja. Estaremos implantando ainda os demais encontros que virão pela frente, se Deus quiser.

Deixo aqui meus agradecimentos a Paulinho Clefs e Carla, idealizadores do Projeto, a Maico e Aline, portadores desta benção, ao Movimento do ECC paroquial que, sobretudo a quina, que abraçou tão bem esta causa, ao Diác. Paulo e à Pastoral Familiar, por estarem apoiando, e a todos os casais que se abriram à esta novidade. “Restaura nossa casa Senhor.”

Deus abençoe a todos. Que venham os frutos…

Pe. Rodrigo Alberti