Testemunho: Fran e Zé

ze-fran

Amor é decisão! O tema do 3º acampamento para casais não poderia ser mais apropriado a nossa realidade conjugal!

Somos Francinete e José Ricardo. A Fran do Zé e o Zé da Fran. Tivemos um namoro de seis anos com pouca intimidade e troca de carinho. Estamos casados há doze anos e esse tempo foi com muitas tempestades, raios e trovões, pois tínhamos concepções muito diferentes de vida, de família, de responsabilidades, de oração…

Quando mais jovens, fomos experimentados no amor de Deus e no Espírito Santo, vivemos mergulhados na entrega, no serviço à Igreja e aos irmãos, no testemunho, no louvor e na oração. Mantivemos nossa fé viva, acesa e obediente à vontade de Deus. Com o casamento, a espiritualidade perdeu toda a qualidade e, apesar de no início orarmos juntos, muitas vezes de joelhos e agradecidos e de nunca termos abandonado Deus, nossa vida espiritual se resumiu às participações nas missas dominicais, nas festividades e dias santos e às confissões. Todo o fervor que nos aquecia quando jovens solteiros não mais nos impulsionava. Os anos foram difíceis e o casamento também esfriou. Já não rezávamos juntos, não conversávamos, não éramos uma família! Tivemos duas separações temporárias e passamos por elas sozinhos.
Os últimos dois anos têm sido de maior aproximação nossa como casal. Retornamos para o serviço à igreja na Pastoral do Batismo, pois queríamos fazer algo juntos e ainda não nos reconhecemos como ECC e nenhum serviço para o casal havia sido apresentado a nós. Nossa paciência aumentou, nossa vontade de ouvir o outro, de estar com o outro também aumentou. E faltava sentir juntos, casal, o fervor da graça de Deus, a unção poderosa do Espírito Santo para consagrar-nos um casal para o serviço!

Foi isso que o Acampamento para Casais significou para nós. A decisão de amor nós já tínhamos dado um ao outro quando entendemos que éramos sim uma família, mas precisávamos selar esta decisão em Deus. E Ele providenciou estarmos no encontro certo. O 3º Acampamento selou nosso relacionamento pessoal com Deus, nosso relacionamento como casal e nosso serviço à Igreja.

Tudo que vivenciamos no Acampamento foi rico em bênçãos e reflexões produtivas para nós, mas três momentos se destacaram: as partilhas, especialmente após o testemunho sobre nossas raízes que nos fez ouvir e nos identificar com o testemunho do casal e nos revelar o ciúme e a falta de compreensão que existia entre nós; estar na tenda com o Senhor juntos, nos ofertando e recebendo seu amor total; e oferecendo a Eucaristia um ao outro no final do encontro, foi uma grande cura para mim, pois deixei de servir a Deus no ministério eucarístico porque era motivo de brigas e incompreensão no casamento.

Destacamos também que em dezoito anos juntos nunca nos abraçamos e beijamos e nos fizemos carinho e choramos tanto e em público. Intimidade renovada.

Porém, o maior desafio deste Acampamento veio para nós uma semana após o encontro: perdemos meu sobrinho de 15 anos em um trágico acidente de carro e, ele que é para nós dois o filho que Deus não nos concedeu, voltou para os braços do Pai. Dor profunda e vazio na alma. Sem dúvida, se não fosse o vínculo, o amor, o carinho restaurados no Acampamento para Casais não conseguiríamos ser o apoio que estamos sendo um para o outro neste momento tão difícil!

Agradecemos a Deus por nos permitir essa experiência tão rica de seu amor por nós!