Deus não ajuda, Ele resolve.

Como casal, o que podemos tirar dessa frase para nossa vida matrimonial?

Conviver, compartilhar do mesmo espaço, adaptar-se, habituar-se, com outra pessoa é difícil, não digo só em relação ao casal, mas também  na sociedade, com  amigos, vizinhos, filhos, familiares, Igreja…

Mas o ser humano não foi feito para viver sozinho. “Não é bom que o homem esteja só, vou dar-lhe uma ajuda que lhe será adequada.(Gn2,18).

Quando Deus criou o mundo e fez Adão, através dele, Deus deu  vida a Eva. Podia te-la criado, como criou Adão, do barro soprando em suas  narinas o sopro da vida( Gn 2,7). Mas não.  Tirou-a de dentro de Adão. Já parou para pensar? Um amor em que um e outro se completam. Que perfeição!!! ( Gn 2, 21-23)

Todas as coisas que Deus criou, todos os atos e ações de Deus são perfeitos então, quando nos deparamos com essa frase: ”Deus não ajuda, Ele resolve” você percebe; é isso!!! É por ai que tenho que olhar pro meu casamento, para minha esposa, para o meu esposo, com a certeza que Deus vai resolver as situações, sejam elas quais forem:  de brigas, de doença, de falta de entendimento e tantas outras situações que vão minando, destruindo, o grande amor que Deus um dia sonhou. Que Deus um dia ao criar o mundo, tornou-os um só, uma só carne. Onde Adão disse: Eis agora aqui, o osso de meus ossos e a carne de minha carne; (…) Por isso o homem deixara pai e mãe e se unirá á sua mulher; e já NÃO são mais que uma só carne. (Gn 2, 23-24).

É lindo. É emocionante. Quanto detalhe, quanto cuidado Deus e amor ao nos criar. Para tantas pessoas não darem o devido valor a tão imenso amor de Deus. A tão bela historia da criação.

A sua historia, com seu marido, com sua esposa, precisa ser como a criação da historia de Adão e Eva. Porque da mesma forma que Deus sonhou e os criou, Ele assim também sonhou e deseja que tenhamos essa intimidade como casal.. “osso dos meus ossos, carne da minha carne”

Essa é uma frase de fé. Que poucos conseguem enxergar, porque no mundo em que vivemos, temos que jogar pra de baixo do tapete, os nossos conflitos, nossos sofrimentos e não resolve-los. Porque resolver  requer tempo,renúncia, disposição, amor.. e hoje queremos a facilidade.

Deus tem todos esses requisitos e muitos outros, porém quero me deter, a palavra TEMPO. Olha, coisa que Deus tem é tempo. E o tempo dele não é o nosso. Por isso que tantos casais desistem um do outro. Não digo desistir do casamento, porque quando chega a esse ponto,  já não se conhecem mais, já não se completam mais,  há muito tempo e por isso desistem de lutar pelo casamento.

Em relação ao tempo de Deus gosto muito do exemplo de Santa Monica:  “Que passou a interceder, de forma especial, por Agostinho, dotado de muita inteligência e uma inquieta busca da verdade, o que fez com que resolvesse procurar as respostas e a felicidade fora da Igreja de Cristo. Por isso se envolveu em meias verdades e muitas mentiras. Contudo, a mãe, fervorosa e fiel, nunca deixou de interceder com amor e ardor, durante 33 anos, e antes de morrer, em 387, ela mesma disse ao filho, já convertido e cristão: “Uma única coisa me fazia desejar viver ainda um pouco, ver-te cristão antes de morrer”.

Por esta razão, o filho Santo Agostinho, que se tornara Bispo e doutor da Igreja, pôde escrever: “Ela me gerou seja na sua carne para que eu viesse à luz do tempo, seja com o seu coração para que eu nascesse à luz da eternidade”. (Fonte santo.cancaonova.com/santo/santa-monica-mae-de-santo-agostinho/)

Ela sabia, ela tinha certeza, tinha fé,  que Deus ia resolver. No tempo Dele, mas ia resolver. Quanto tempo  você esta disposto(a) a rezar pelo seu marido, pela sua esposa? O quanto você está disposto (a) a lutar pela vida que te completa? Que foi tirada de sua “costela”?

Na pregação em que eu ouvi essa frase, o pregador dizia: “a quem pedimos ajuda, é ao irmão, ao MARIDO, a ESPOSA,  ao amigo,para o padre… É pra esses que você pede ajuda, mas pra Deus você diz: resolve.Entrega, confia e você faz a sua parte.”

Há quanto tempo você não pede ajuda para o seu marido, ou para a sua esposa? Olhem só. É uma coisa completando a outra. Ele não disse: que  deveríamos, somente falar pra Deus resolver e esquecer toda a situação em volta, e esquecer  todas as pessoas que podem nos ajudar, pelo contrario, devemos pedir ajuda sim e confiar que Deus vai resolver.

O que tem matado a tantos casais hoje, é que eles não pedem ajuda um para o outro. Porque se perderam em tantos problemas, julgamentos que não confiam mais um no outro. E mesmo que o outro não saiba o que fazer, JUNTOS procuram ajuda de alguém.

É muito bom olhar pra pessoa que te completa e que você ama e dizer: “Me ajuda. Eu estou tentando mas está difícil. Não estou conseguindo sozinha(o)”.

E quando você se deparar com esse pedido de ajuda e talvez  não saiba o que dizer, porque talvez não tenha a solução pra situação, dê-lhe um abraço que cura e diga: JUNTOS vamos passar por isso. JUNTOS,  vamos pedir ajuda e JUNTOS vamos dizer pra Deus: Por favor resolve.

E você pode ainda dizer como Santa Monica, mudando uma palavra: Uma única coisa me fazia desejar viver ainda um pouco, ver-te “comigo” antes de morrer. Ou seja, que eu viva, para continuar pedindo a Deus que resolva, a nossa historia.

Deus não ajuda, Ele Resolve. Que essa frase ecoe em nossos corações.

Deus abençoe

 

Amanda do Lucio