Configurar a nossa vida a Cruz de Cristo

“A identidade do cristão – testemunha é marcada pela Cruz. Sem ela, não pode subsistir testemunho autêntico” ( CAC – carta aos amigos da Cruz- São Luis Maria Grignion de Monfort). A cruz é a condição irrenunciável para todos aqueles que decidem firmemente seguir o Senhor, em nossa caminhada não podemos perder esta realidade de fé, precisamos configurar a nossa vida a cada dia a Cruz de Cristo, vivendo certos de que o servo não é maior que o seu Senhor. Se alguém quiser vir após Mim, renegue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. ( Mateus 16,24).

A Cruz é caminhar contra a corrente, orientando as próprias opções em conformidade com os mandamentos de Deus, apesar das incompreensões, da impopularidade e da marginalização; a Cruz é também a denuncia profética da injustiça, das liberdades e dos direitos violados; a Cruz é o fato de se ter que viver lá onde a Igreja é mais hostilizada, impedida e perseguida.

Ser cristão não quer dizer uma vida sem problemas, dificuldades , doenças, crises  financeiras e muitos outros problemas, Jesus mesmo disse: “no mundo havereis de ter aflições. Coragem! Eu venci o Mundo.” ( João 16,33b). E esta Vitória foi conquistada para nós no alto do Calvário, na Cruz. Precisamos tomar posse desta vitória, que apesar das dificuldades e aflições não podemos achar que o caminho será de facilidades, mais sim de muitas lutas e renuncias a cada dia, precisamos morrer todos os dias para os pecados,deficiências e males que nos afligem, lutando a cada dia para tomar posse desta Vitória que é nossa pela Cruz de Jesus, vejo muitas pessoas que dizem que depois que começaram  a seguir Jesus as tribulações aumentaram e até muitos abandonam porque não resistiram  ao Calvário que é o caminho para Ressurreição.

Somos chamados a ser amigos da Cruz de Cristo, e isto significa ser aquele que Deus escolhe entre dez mil pessoas que vivem ao sabor dos sentidos e da simples razão, para transforma-lo num homem espiritual, que fique acima da razão pura e em total oposição com os sentidos, com uma vida e uma fé pura e um amor ardente pela Cruz. O Amigo da Cruz é aquele que , tal como um rei poderoso e verdadeiro herói, vence o demônio, o mundo e a carne nas suas três concupiscências. Com amor pelas humilhações, vence o orgulho de Satanás; com o seu amor pela pobreza triunfa sobre a avareza do mundo; com o seu amor pelo sofrimento apara a sensualidade do corpo. ( CAC – carta aos amigos da cruz- São Luis Maria Grignion de Monfort).

Busquemos a via da perfeição Cristã que na realidade consiste em três pontos: na firme vontade de ser Santo “ se alguém quiser vir após mim”, na conversão “ renegue-se a si mesmo”, na mortificação “ tome a sua cruz” e na ação “  siga-me”.

Saiba meu irmão que ser cristão dói e muitas vezes tira pedaços de nós, mas se olharmos para a Cruz veremos que com o nosso Senhor não foi diferente, mas Ele viveu tudo isso por amor a cada um de nós. Tirai proveito mais de pequenos sofrimentos do que de grandes. O Senhor não considera tanto o sofrimento em si mesmo, mas sim a maneira como se sofre. Sofrer muito, mas sofrer mal, é sofrer como condenados; sofrer muito e até corajosamente, mas por uma causa má, é sofrer como um mártir do demônio; sofrer pouco ou até muito, mas sofrer por Deus, é sofrer como os Santos.

Que Deus te Abençoe no seu caminho de santidade e que a cada dia a sua vida seja configurada a Cruz de Cristo.

Referência: Carta aos Amigos da Cruz,  São Luis Maria Grignion de Monfor t- Editora  Cléofas  –  4ª edição.

Alechandre Miranda  –  Teresópolis