Restaurados pelo Amor em Juiz de Fora

Difícil é transmitir com palavras o que aconteceu em nossas vidas nos últimos dias. Talvez não existam palavras suficientes e significativas que me permitam expressar o quanto Deus se manifestou.
O retiro para casais: RESTAURADOS PELO AMOR, aconteceu no último fim de semana aqui em Juiz de Fora, promovido pela Comunidade de evangelização Exaltai através do projeto Casais Renovados, e contou com o imenso apoio do PROJETO CASAIS RESTAURADOS da diocese de Petrópolis.
Na oportunidade contamos com a ajuda de seis casais do projeto Casais Restaurados que vieram de Teresópolis, e mais quatro casais de Juiz de Fora que já tinham vivenciado esse retiro em Petrópolis.
Para ser bem sincero esse retiro começou quando Miriam e eu tivemos a oportunidade de participar dele lá em Petrópolis, pois vivemos no retiro a maior experiência do amor de Deus que um casal possa experimentar. Saímos do retiro com um objetivo, viver todos os dias esse amor, e fazer com que mais casais tivessem a oportunidade de conhecerem o verdadeiro sentido da união conjugal.
Confesso que não foi muito fácil estar na “coordenação” desse retiro, uma verdadeira batalha. Abrimos mão de muitas coisas, perdemos algumas noites de sono tentando administrar trabalho, retiro, comunidade e família. Andei trinta quilômetros para buscar um quilo de linguiça e um quilo de bacon como doação. Tivemos que visitar e convidar casais pessoalmente, pois sempre tinha aquela resistência ao “novo”. Convidei minha mãe e meu pai para assumirem a cozinha, eles aceitaram, e minha mãe na véspera do retiro não queria mais ir, quando chegou na sexta feira, chorou querendo ir embora. Tive que buscar o sacramento da confissão, pois na sexta feira não tive tempo nem de ver, e muito menos pegar o Gabriel (nosso filho de apenas dois meses). Casais que desistiram em cima da hora, e casais que se inscreveram aos quarenta e cinco do segundo tempo.
Quantas dificuldades! Quantos desafios! Quanta luta, para passar uma mensagem: É possível, DEUS NOS AMA!
Bom, poderia passar horas e horas tentando descrever como foi o RESTAURADOS em Juiz de Fora, mas certamente faltarão palavras, então, quero resumir com números, pois, como diz nosso querido José Antônio (esposo da Marilene, um dos casais de juiz de Fora): “os números não mentem”!
Então ficou assim:
>23 casais inscritos
>9 casais da equipe de serviço
>2 casais na cozinha
>1 bebê
>2 projetos (Casais Restaurados e Casais Renovados)
> 96 pessoas, todas RESTAURADAS PELO AMOR de 1 único Deus.
No final, casais deram seus testemunhos da restauração que Deus fez na vida deles, em todas as áreas. Casais que se inscreveram na esperança de ser a última chance que dariam para o seu casamento, e saíram do retiro convictos que eles são uma “máquina” de produzir felicidade, e que precisavam apenas de um ajuste.
Lembra da minha mãe que chorou para ir embora? Então, chorou novamente porque não queria que tivesse acabado, disse que quer participar de todos os retiros como cozinheira. E sabem qual foi um dos maiores elogios que ela recebeu? O tempero do feijão! Que foi temperado com aquele um quilo de linguiça e bacon. E assim vamos encontrando Deus na simplicidade.
Hoje, a emoção toma conta do meu coração com tantas mensagens de agradecimento. Sinto-me revigorado, o corpo e a alma, pois sei que Deus cuidava de mim enquanto eu cuidava das coisas Dele.
Mas eu não fiz nada sozinho, então fica aqui a minha profunda gratidão a todos os casais que tiveram envolvidos, ao Projeto Casais Restaurados, nas pessoas de Paulo Cleffs e Carla Cleffs. Aos Bispos Dom Gregório (Bispo de Petrópolis) e a Dom Gil (Arcebispo de Juiz de Fora), e a principal responsável de todo o meu ministério, Miriam Carvalho, minha esposa, que embora com o desafio de mãe recente, foi o sustento de todo esse retiro, na mão de obra e principalmente na oração.

Aproveito para dizer que te amo, com todas as letras, palavras e pronúncias. Em todas as línguas (até mesmo dos anjos) e sotaques (com “s” ou sem “s”). Em todos os sentidos e jeitos. Com todas as circunstâncias e motivos. Simplesmente porque o AMOR ESTÁ NO AR!

Bruno da Mirian (Juiz de Fora)