Dom Gregório abençoa a sede do Projeto Casais Restaurados.

“Por mais que as pessoas falem que o casamento é uma instituição falida, mas quando você se decide pelo outro vale a pena estar casado”. Foi com esta frase que Carla Cleffs resumiu a missão do Projeto Casais Restaurados, que no dia 1º de abril inaugurou sua sede na Paróquia Nossa Senhora do Amor Divino.

A bênção da casa foi dada pelo Bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB, que ao final da solenidade disse que a casa será chamada Casa da Sagrada Família e autorizou que a capela tenha a presença diária de Jesus Eucarístico.

Em um mundo onde se busca desqualificar e descaracterizar a família, o projeto Casais Restaurados surgiu há três anos como uma resposta ao apelo do Papa Francisco e de seus antecessores Bento XVI e João Paulo II, para que os cristãos católicos defendam a família. Recentemente, o Papa Francisco afirmou que “a família continua sendo uma boa nova para o mundo”.

Dom Gregório Paixão, OSB, sempre que pode, principalmente quando participa de encontros com casais, tem pedido para que os casais cristãos católicos deem testemunho do amor e da família. Ele tem afirmando que hoje, mais do que nunca, os casais cristãos precisam dar testemunho do amor a Deus e na família, como uma forma de responder às ideologias e práticas que tentam descaracterizar e destruir a família. Não foi diferente durante a inauguração da Casa da Sagrada Família do Projeto Casais Restaurados. “Se nós temos que lutar por uma coisa no seio da sociedade é pela estruturação, restruturação e restauração das famílias. É uma grande graça que em nossa Diocese se tenha pensado um projeto entre tantos outros, que traga algo novo para a vida dos casais, pois todos os projetos e movimentos que existem querem defender a família”.

Paulo Cleffs afirmou que o Projeto Casais Restaurados nasceu da vontade de Deus com objetivo de formar casais para servirem a Igreja nas paróquias. Ele fez questão de deixar claro ao Bispo, que o projeto existe para cumprir a vontade de Deus, que se manifesta pela orientação e vontade do bispo. “É desta maneira que vemos, por isso afirmo, vamos fazer o que senhor nos pedir e nossa missão é formar casais para servir a igreja nos trabalhos paroquiais”, frisou Paulo Cleffs.

Paulo e Carla Cleffs, coordenadores do projeto, assim como outros membros, não esconderam a alegria por esta realização, pois desde o inicio sempre desejaram ter um local onde possam desenvolver atividades de formação, aconselhamento e acompanhamento dos casais. “Essa casa é uma conquista. Hoje é um dia de celebração, pois aqui é a nossa sede e significa local onde pode habitar. É importante frisar que essa casa será em primeiro lugar um local de adoração a Deus, a Jesus vivo e presente na Eucaristia. Todas as nossas reuniões começam com adoração. Quando o projeto surgiu, Deus suscitou em nosso coração uma comunidade de casais orantes e missionários, que rezasse e estivesse a serviço da igreja, oração e missão” afirmou Paulo Cleffs.

Mas, como o trabalho é para casais, junto, totalmente comprometida com o projeto, está Carla Cleffs, que também manifestou sua alegria pela conquista e por estar ajudando outros casais a descobrir que mesmo com todas as dificuldades vale a pena estar casado. “Cada encontro que trabalhamos, que abraçamos a missão renovamos nosso matrimônio. Por causa do trabalho nos tornamos referência, no entanto a cada encontro descobrimos que podemos ser melhor. Descobrimos que o casamento pode ser uma máquina de felicidade e só depende da gente. O casamento é para ser feliz, nos realizar, mas nós precisamos fazer a nossa parte”.

O pároco de Nossa Senhora do Amor Divino, Monsenhor Geraldo Policarpo, desde o início apoiou a iniciativa e a proposta de que a casa fosse a sede do projeto. O imóvel, segundo ele, estava abandonado e não sabia o que iria fazer. Mas, quando Paulo Cleffs chegou com a proposta de assumir a casa, ele viu que o problema estava resolvido. Em resposta à confiança do Monsenhor Geraldo e da Paróquia Nossa Senhora do Amor Divino, o Projeto Casais Restaurados assumiu o compromisso de desenvolver diversas ações com as famílias do Castelo São Manoel, como projetos sociais envolvendo as crianças e formação para as famílias. “Vamos trabalhar aqui, pois assumimos o compromisso de fazer algo pelas famílias desta comunidade”, afirmou Paulo Cleffs.

O diretor espiritual do Projeto, Padre Luiz Henrique Veridiano, reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, colocou-se totalmente a disposição para contribuir com o projeto, ressaltando a importância do trabalho com casais, restaurando matrimônios. Padre Luiz Henrique destacou a beleza do matrimônio, da vida a dois, principalmente no testemunho do amor de Deus.