Matrimônio: Juntos superando desafios.

foto_familia_sara_185-copy-2No decorrer de nosso dia somos impulsionados a um estado de permanente preocupação com os problemas futuros, que nos levam a uma ruptura imediata com as realidades do nosso presente. O Papa vêm nos alertando sobre a grande dificuldade do diálogo familiar. Preocupados com os desafios do amanhã, a família vêm perdendo o derramamento da benção do hoje.

Na Exortação: Amoris Laetitia, o Papa enumera alguns pontos a serem superados para  redescobrimos a benção que é estar junto com aqueles que amamos e chamamos de família. Dentre eles gostaria de destacar três pontos para refletirmos:

  1. O CANSAÇO: A correria do nosso dia faz que muitas vezes nossa casa seja flagelada pelo indiferentismo. São tantas coisas a serem feitas que esquecemos de fazer o essencial: Estar juntos e repousar sentindo a ternura dos braços de marido e esposa transmitida para os filhos.
  2. DEPENDÊNCIA DA TV: Percebe-se hoje que por muitas vezes somos impulsionados, pela sociedade consumista, a termos em nossos lares cada vez mais TVs e Jogos eletrônicos. Não podemos permitir que a modernidade tome posse de nossos lares e nos aprisione frente a programas e distrações e nos arranquem do convívio familiar.
  3. O ABANDONO: Diante de todas as dificuldades que nossos dias nos impõem somos sempre levados a buscar uma superação, e por muitas vezes superar problemas familiares torna-se impossível, e se pensa que o abandono seria a melhor opção. Se ao nos deparamos com um problema em nosso trabalho nos colocamos fortes e superamos, pois necessitamos do emprego. Se ao nos depararmos com uma situação dificultosa em nosso estudo nos empenhamos para melhorar, pois necessitamos da formação acadêmica. Por que não reagir de forma heroica diante de dificuldades familiares e acreditar que não podemos abandonar o projeto de felicidade que Deus traçou para nossa vida? Heróis não abandonam suas causas.

Esses pontos que refletimos causam grandes danos aos nossos lares. O Santo Padre faz uma citação que nos chama muito a atenção, ele diz: “Observamos as graves consequências desta ruptura em famílias, filhos desenraizados, idosos abandonados, CRIANÇAS ÓRFÃS DE PAIS VIVOS, adolescentes e jovens desorientados e sem regras.”.

No decorrer do nosso dia vamos caminhar louvando a Deus por nossas famílias serem imperfeitas, pois isso nos motiva a continuarmos nossa caminhada no amor. Não existe família ideal, existem famílias com ideal: Ideal de chegar ao céu, ideal de lutar e jamais desistir, ideal de viver o diálogo, jogando para longe o indiferentismos e o cansaço. Existem famílias com o ideal de sonhar juntos.

Por fim, vamos atender o apelo que nosso Papa Francisco nos faz: “…liberar em nós as energias da esperança, traduzindo-as em sonhos proféticos, ações transformadoras e imaginação de caridade”. É possível tornar realidade o sonho Deus com relação à família. “quanto a mim, eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Juntos seremos capazes de viver o céu na terra dentro de nosso lares.

Rickson da Fabí (Teresópolis)