EUCARISTIA E MATRIMÔNIO: DOIS SACRAMENTOS UMA ALIANÇA.

Os Sacramentos da Eucaristia e do Matrimônio foram tema de reflexão no Pontifício Instituto São João Paulo II, onde a luz da fé brotaram novos incentivos para uma vivência familiar no mistério da Eucaristia. “Não se pode manter os dois sacramentos separados: hoje se desenvolveu na Igreja uma compreensão unificada dos dois, e, portanto, é disto que surge uma pastoral verdadeiramente coerente” (Dom Jean Laffitte – Secretário do Pontifício Conselho para a Família).

Fazer com que nossas famílias vivam em unidade com a Eucaristia é o grande apelo que a Igreja nos faz hoje. Sendo vontade da Igreja e crendo que Ela está unida a Cristo, como não atender a esta vontade do Senhor, manifesta por sua Igreja? Sejamos Homens e Mulheres Eucarísticos. Façamos com que nossas crianças se apaixonem por Cristo Eucarístico desde os primeiros momentos de sua vida. Famílias Eucarísticas são o remédio para o indiferentismo e individualismo do mundo. Sejamos, pois, luzeiros e transmissores das verdades de fé para os que são postos a margem e excluídos pela tirania da falta do amor.

Dom Jean acrescenta “é muito difícil entender bem o matrimônio e, portanto desenvolver uma pastoral conjugal e matrimonial sem partir daquilo que a Eucaristia é, significa e implica para a união dos esposos”. Perceba que a Igreja afirma que: do Casal Eucarístico brota uma Pastoral. Qual seria então a missão dessa pastoral que a brota no seio da família? O Catecismo no número 1394 nos ensina: “Tal como o alimento corporal serve para restaurar as forças perdidas, assim também a Eucaristia fortifica a caridade que, na vida quotidiana, tende a enfraquecer-se; e esta caridade vivificada apaga os pecados veniais. Dando-se a nós Cristo reaviva o nosso amor e torna-nos capazes de quebrar as ligações desordenadas às criaturas e de nos radicarmos nEle.”. A luz desse ensinamento fica clara nossa missão de Famílias Eucarísticas: Buscar estar sempre reabastecida com os dons que jorram da Santa Comunhão e uma vez fortificados pela caridade somos impulsionados e libertar o mundo de seus vícios e prisões que afastam o homem de Deus.

Voltar ao Sacrário e pedir ao Senhor que nos faça enxergar novos horizontes rumo à santidade familiar. Aos pés do Senhor depositemos nosso matrimônio e clamemos que as barreiras que possam nos impedir de ver a face de Cristo nos membro de nossas famílias sejam derrubadas. O recontro das famílias dispersas acontecerá diante do Sacrário. Cristo espera por nossas famílias.

Celebraremos a grande festa de Corpus Christi. Solenidade que nasce em 1264, com o profundo desejo de anunciar ao mundo a fé da Igreja no Santíssimo Sacramento. Peçamos a Deus que ao celebrarmos este dia reacenda em nós o mais puro desejo de termos famílias Eucarísticas. Alimentemos nossas famílias com o Corpo do Senhor.

 

Rickson da Fabi (Teresópolis)