A família é um dom de Deus

“O matrimônio é um dom do Senhor”, escreveu o Papa Francisco na recente Exortação Amoris Laetitia (A alegria do amor), como conclusão do Sínodo dos Bispos sobre a Família, desde já encorajo e peço aos casais, noivos, namorados que possam ler este belíssimo documento, façam uma leitura tranquila, pausada e refletida, com toda certeza vocês tirarão muito proveito para o presente e o futuro.

Estes dias um grande amigo e digno pai de família pediu-me para escrever este artigo sobre os desafios da família em nossos dias e providencialmente estava começando a ler este documento do Papa.

Dentre todos os desafios das famílias de hoje eu destacaria como principal o individualismo exagerado, que leva a um egoísmo patológico. A família é uma doação de ambos os esposos e dos dois aos filhos, de modo que se um pensa em si e nas suas coisas, quebra-se o elo familiar, uma vez que após o casamento não existe mais “eu e minhas coisas” e sim “nós e nossas coisas”, deve ser um para o outro, caso contrário esta família está fadada à destruição.

A crise do casal também é um grande desafio para as famílias, diz o Papa: “As crises conjugais são enfrentadas muitas vezes de modo apressado e sem a coragem da paciência, da averiguação, do perdão recíproco, da reconciliação e até do sacrifício. Deste modo os falimentos dão origem a novas relações, novos casais, novas uniões e novos casamentos, criando situações familiares complexas e problemáticas para a opção cristã” (AL 38). Uma crise pode ser a oportunidade de um novo recomeço, mas é necessário coragem, paciência e perdão.

A função educativa dos pais para com os filhos é também um grande desafio: “os pais chegam a casa cansados e sem vontade de conversar; em muitas famílias, já não há sequer o hábito de comer em juntos, e cresce uma grande variedade de ofertas de distração, para além da dependência da televisão. Isto torna difícil a transmissão da fé de pais para filhos” (AL 50). Os pais precisam dar mais atenção e educação aos seus filhos, com muito amor, carinho e compreensão.

Grandes desafios da família hoje são também as drogas, a violência, a chamada ideologia de gênero que deseja abolir o ser feminino e o ser masculino, o machismo que oprime as mulheres, o feminismo exagerado que faz da mulher um mero instrumento, são tantos os desafios e a solução é apenas uma.

“A força da família reside essencialmente na sua capacidade de amar e ensinar a amar. Por muito ferida que possa estar uma família, ela pode sempre crescer a partir do amor” (AL 52). Deus é amor, por isso, a presença de Deus na família, a fé dos esposos, a superação do egoísmo, que gera o individualismo é a grande solução para nossas famílias. Não é uma fórmula mágica, é um trabalho árduo, que conseguiremos através de muito esforço e dedicação, mas é algo possível e é algo que trará a realização pessoal dos membros da família.

Tenhamos a coragem de dar o primeiro passo, tenhamos a coragem de para de dizer, “eu”, “eu”, “eu”, e digamos nós. Só serei feliz se minha família for feliz. Vale a pena tentar.

familai-rezando-unida-2200x800

Pe. Fábio Carlos de Araújo

Diocese de Anápolis-GO