Recomeçar Sempre

vida-a-doisA vida conjugal é um desafio, um descobrir, um RECOMEÇAR SEMPRE, precisamos de coragem e contar com a graça de Deus para retomar os nossos propósitos e reviver a alegria matrimonial, redescobrir o amor será uma tarefa diária na vida matrimonial.   Vivemos em uma sociedade imediatista, que  deseja tudo ao seu tempo, Deus tem o tempo Dele para nós, é preciso obedecê-Lo e aprender a esperar as suas demoras, Ele sabe o que necessitamos.  Quando Ele prediz a sua morte aos discípulos, Ele afirma que no terceiro dia ressuscitaria. Mas eles perderam a esperança e dois deles voltam para as suas casas.

A Sagrada Escritura nos propõe nesse período o evangelho dos discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35), uma linda caminhada de amadurecimento e reencontro com o Cristo ressuscitado.

É bom lembramos que esses dois homens eram seguidores de Jesus, participaram da Paixão do Senhor. O Evangelho não nos relata como foi essa participação, mas nos fala da volta desses dois homens para suas casas, que após a morte de Jesus voltaram para a sua realidade, para sua aldeia em Emaús. Estavam desanimados, cansados, tristes, abatidos, sem esperança e no caminho de volta Jesus se apresenta para eles, e lhes faz uma pergunta: “Por que vocês estão tristes?”. A resposta vem com os relatos dos últimos acontecimentos em Jerusalém: “És tu o único forasteiro que não sabes o que aconteceu?”. Eles começam a explicar para Jesus o que tinha acontecido e mencionam Jesus como alguém que havia passado pela vida deles, como um profeta poderoso em palavras e ainda disseram: “Achávamos que era ele que havia de restaurar Israel, mais hoje já é o terceiro dia e nada aconteceu”. Meus irmãos, na nossa caminhada matrimonial, muitas vezes somos tentados a voltar para Emaús, abandonando nosso chamado de viver um matrimônio santo. Muitas vezes deixamos que a falta de esperança, a tristeza, a incerteza, o cansaço tome conta da nossa vida conjugal, de modo que todos esses sentimentos negativos ceguem o nosso coração a ponto de não conseguirmos enxergar o Cristo ressuscitado no nosso esposo ou esposa. Temos que acreditar e viver a força da Palavra que é luz para iluminar os nossos passos. Então, Jesus começa a explicar-lhes as Escrituras relatando para eles a história da salvação, vemos aqui a importância da meditação e a força da palavra. É preciso ler e saborear a Palavra para que nos momentos difíceis possamos nos agarrar e nos embasar nas promessas do Nosso Deus, para que sejamos sustentados pela força da Palavra. E Jesus diz a eles: “Homens sem inteligência”, se não temos a Palavra como referência, somos tardos para entender os planos de Deus para nossa vida.

Quando Jesus disse: “não vos afasteis de Jerusalém”, Jesus queria que eles permanecessem junto à Cidade Santa, cidade referência onde aconteceram os grandes fatos da Sua vida, Paixão, Morte e Ressurreição; lugar onde mais tarde o Espírito Santo desceria sobre eles e a Graça preencheria a vida daqueles homens. Não nos afastar de Jerusalém, para nós casais significa, não nos afastarmos da Igreja, da oração, da Eucaristia, da Confissão e não  sermos fieis aos nossos propósitos. É lindo ouvir a frase dos discípulos assim que reconhecem Jesus ao partir o pão, um diz para o outro: “não nos abrasava o coração quando ele nos explicava as Escrituras?” Precisamos deixar que essa brasa aqueça a nossa alma matrimonial e que essa Palavra seja o sustento para vivermos esse grande mistério do sacramento do matrimônio. Eles voltam para Jerusalém, anunciando a experiência como Cristo ressuscitado. Essa também é nossa missão como casais de Deus: voltar para anunciar com a nossa vida sustentada pela força da Palavra, que é luz para iluminar o nosso matrimônio, que Jesus está vivo e que a família é a base sólida para um mundo mais cristão!

Paulinho da Carla