Jesus não precisa de seguidores e sim de imitadores

Foto_AmandaEssa foi a frase que ouvi em uma homilia. Meu coração queima até hoje, e me faz refletir dia e noite.

Seguir a Cristo é fácil, imitá-lo é para quem se decide pela cruz. A nossa cruz é a cada dia. Só terminaremos quando em Cristo morrermos e com ele ressuscitarmos. E como nos diz são Paulo: Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição. II Timóteo, 4, 7-8.

É diante das provações, das alegrias. É se decidir pelo o que é certo. Se decidir pela fé que abraçamos em Cristo Jesus. Sermos homens e mulheres autênticos e lutar por aquilo que um dia nos comprometemos. Honrar a confiança que o Senhor depositou em nós através do nosso sim… sim ao seu casamento… sim aos seus filhos… sim aos seus pais… sim a missão de servir a Cristo pelo reino de Deus.. sim as pessoas…. sim a ser outro Cristo… IMITADORES.

A multidão que clamava: Hosana que vem em nome do Senhor ( Mc 11, 8-10).. A multidão que o SEGUIA clamando curas e libertações… Jo 6,2 – Mc 5,31 e tantas outras passagens; te pergunto: Aonde estava a multidão quando Pilatos perguntou: Quereis que vos solte o rei dos judeus? (Mc 15,9). E a palavra nos diz que o povo era INSTIGADO pelos pontífices, para que soltasse Barrabás (Mc 15,11).

Aonde você se encontra? Na multidão INSTIGADA pelos outros. Pelas modas do mundo de hoje, onde tudo é ultrapassado… Onde tudo é preconceituoso… Onde abafa sua fé. Abafa em você quem você acredita e que um dia decidiu SEGUIR… Jesus é o mesmo ontem, hoje e SEMPRE já nos diz São Paulo (Hb 13, 7-8).

Ou ao lado de Jesus até a sua morte como sua mãe e João ( Jo 19 25-27) até sua ressurreição e ascensão, até vinda da promessa como fez os apóstolos, até consumir toda sua vida como tantos imitadores , SANTOS.

Sei que somos humanos e caímos fraquejamos como Pedro. Gosto muito de meditar a vida dele, mas vou me prender a dois pontos que vejo que foi o extremo da sua fé. Quando chegaram para prender Jesus , Pedro pegou a espada e cortou a orelha de um dos soldados ( Jo 18, 10-11), mesmo não sendo o certo a fazer, mas ele poderia naquele momento dar a vida por Cristo. Porém, logo depois, negou o Senhor..(Lc, 22, 54-60) podemos dizer então: Pedro foi só um seguidor… tudo o que ele viveu com o Senhor, todo amor que sentiu, as passagens que ele viveu , a pesca milagrosa ( Lc 5, 1-11), a multiplicação dos pães( Mt 14, 13-12), a tempestade acalmada ( Mt 8, 23-27), Jesus caminha sobre as águas- onde Pedro teve medo – ( Mt 14, 22-36) e tantas outras.. Não!!! Passeando pela vida de Pedro vemos que quando ele negou ao Senhor o seu olhar foi de encontro com o de Jesus .“Voltando-se o Senhor, olhou para Pedro. Naquele momento Pedro se derramou em arrependimento e chorou amargamente. ( Lc 22, 61-62) Essa é a diferença!!!! Pedro quando cruzou o olhar com Jesus tenho certeza que veio em seu coração TUDO o que viveu com Jesus. Todo amor.. não só a lembrança da promessa que ele o ia negar, mas toda graça e alegria de ser um cristão.. um imitador. Um dia Pedro decidiu seguir a Jesus e disse Sim.. mas principalmente decidiu imitá-lo.

Ficamos muita das vezes amedrontados, confusos… mas precisamos voltar o olhar para o Senhor. Deixá-lo nos olhar e chorar amargamente e voltar.. continuar.. como Pedro. Mesmo que tenhamos que esperar o tempo que for pra tempestade passar. Mesmo que tenhamos que nos humilhar … precisamos nos manter em Jesus como Pedro. Depois que o Senhor subiu aos céus, eles continuaram em oração esperando em Deus pela promessa o Espírito, que foi derramado (Atos 2, 1 – 13 )e Pedro… ahhh Pedro…aquele que vimos lá trás , com medo.. confuso , nos diz a palavra: Pedro então, pondo-se de pé em companhia dos Onze, com voz forte lhes disse: Homens da Judéia e vós todos que habitais em Jerusalém: seja-vos isto conhecido e prestai atenção às minhas palavras. ( Atos 2, 14) e converteu uma multidão naquele dia (Atos 2, 15-41) . Se tornou o primeiro e papa e assim por diante. Pedro e como tantos outros seguiram a Jesus sim, mas o imitaram como nos diz o Senhor: Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz.( Jo 13,13-15)
Jesus se doa a nós em cada missa. Podemos adorá-lo a hora que quisermos. Temos encontros que o Senhor nos proporciona, como o projeto casais restaurados. Que é um projeto de Deus não de mãos humanas.

Deus nos dá o mesmo Espirito Santo que impulsionou Pedro, os apóstolos .O mesmo espirito que nos santifica que faz prodígio e milagres.
Então qual é a diferença? Decisão.

Você, eu demos o sim a seguir o Senhor então, “bora” imitá-lo!!! Ser outro Cristo!! “ Bora” trabalhar a serviço de Deus. Vamos voltar o olhar pro Senhor que com certeza você vai conseguir carregar sua cruz e chegar até o fim.

Que possamos viver tão intensamente o amor de Jesus que não precisaremos de palavras para evangelizar, pois, iremos irradiar a luz de Cristo com um simples olhar, mesmo nos momentos de dor.

Termino dizendo, Jesus não precisa de seguidores e sim de imitadores.

Se só seguirmos a Cristo a obra acaba no primeiro medo, mas se o imitarmos seremos mais que vencedores em Cristo Jesu ( Romanos 8,37). Então seguir dizendo sim e imitando fazendo o sim.

Deus nos abençoe!!!

Amanda do Lúcio